terça-feira, 12 de outubro de 2010

Com Serra a agricultura pode mais


Serra recorreu à imagem dos contos infantis para definir o setor agrícola: é a "galinha de ovos de ouro", por causa de sua extraordinária capacidade de sustentar o equilíbrio do comércio exterior, por meio de elevados saldos comerciais, e de segurar a inflação.

O Brasil é o segundo maior exportador mundial de produtos agropecuários. Tem sido impressionante a capacidade da agricultura de responder ao aumento da procura por alimentos, o que permite que a classe mais pobre se alimente melhor.

“Nos últimos 40 anos, a produtividade da nossa agricultura aumentou 200%, e entre 1975 e 2005, o preço de uma cesta representativa de produtos agrícolas caiu 5% ao ano em termos reais”, destacou o candidato da coligação “O Brasil Pode Mais”.

Como presidente da República, José Serra vai garantir aos produtores rurais crédito acessível e barato e mecanismos de sustentação de preços. “A agricultura não é como a indústria, que pode contrair sua produção para segurar preços. Depende de clima, de concorrência”. Será lançado um moderno seguro rural, para evitar a instabilidade na renda. Haverá também ações em resposta aos graves problemas de infraestrutura (logística e transporte), que oneram a produção e prejudicam a competitividade - sem falar na infame carga tributária.

Serra vai também criar o "defensivo agrícola genérico" para acabar com a dependência da importação em um mercado dominado por poucos produtores estrangeiros. Outra idéia para estimular a agricultura: uma política para desenvolver o "transgênico verde-amarelo". Isso evitará que os produtores nacionais fiquem reféns de tecnologia estrangeira.

“Temos que investir na área de biologia e de biotecnologia para não ficarmos amarrados à propriedade intelectual de fora”, afirmou Serra durante sabatina na Confederação Nacional da Agricultura.

Saiba muito mais aqui: http://serra45.com.br/tema-em-destaque/com-serra-a-agricultura-pode-mais

Nenhum comentário: